terça-feira, 24 de maio de 2011

O Senhor Pouca Sorte

Há muito tempo atrás, na aldeia em que eu vivia, existia um senhor muito alto, de nariz muito comprido e com um grande bigode. O nome dele era Baltazar, mas era mais conhecido por Senhor Pouca Sorte, aliás, era assim que todos na aldeia lhe chamavam. Quase ninguém o conhecia pelo seu verdadeiro nome.
O Senhor Pouca Sorte, embora causasse por vezes pequenos desastres pelas redondezas, era bastante admirado por todos, pela sua bondade, humildade e, sobretudo, pela sua amizade. Ele gostava muito de ajudar os seus amigos, mas nem sempre as coisas corriam bem.
Lembro-me de um dia em que ele estava a ajudar a menina Maria Chica a dar comida ao seu cavalo Silvino. Ele tropeçou na corda que prendia Silvino à cerca, indo cair direitinho dentro do balde de leite que a menina Maria Chica ordenhou à vaca Mimi.
Ilustração do David e do Gonçalo (2.º A),
realizada com lápis de cor e marcadores
Outra peripécia que me recordo foi no dia do grande piquenique. Era o dia mais importante para a aldeia, o dia em que todos se juntavam no bosque para comemorar o início da Primavera. Estava um belo dia de sol, todos estendemos as mantas no chão para darmos início ao piquenique.
Havia em abundância alegria, descontração e muitos petiscos, feitos pelas melhores cozinheiras da aldeia. As crianças brincavam à bola satisfeitas, quando uma bola lançada com mais força pelo meu primo Zequinha atingiu o Senhor Pouca Sorte mesmo no meio da cabeça, fazendo-o entornar o frasco de compota de marmelo que ele tinha na mão. O conteúdo do frasco caiu todo em cima dos seus calções. Nesse instante, começámos a ver um grande exército de formigas a subir pelas suas pernas em direção aos seus calções. O Senhor Pouca Sorte só teve tempo de desatar a correr, mergulhando de cabeça num pequeno lago que havia no bosque, esquecendo-se por completo que não sabia nadar. Como todos eram seus amigos, num instante ele foi salvo e no fim todos se riram com a situação.
Desta história podemos sublinhar que o mais importante é a amizade e mesmo com pouca sorte, o que importa são os amigos.

História elaborada pelo David (2.º A) com a ajuda da sua mãe

2 comentários:

  1. O Senhor Pouca Sorte é tão desastrado que chega a ser divertido e quem ler esta história vai rir-se com muita vontade.
    Diana, 2.º A

    ResponderEliminar
  2. O Senhor Pouca Sorte nunca tem sorte porque é sempre desastrado.Eu sou a M...

    ResponderEliminar