quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Gigante Astuto

Num reino longínquo vivia um senhor muito alto, diferente de todos os outros homens. Por ser tão alto era conhecido como Gigante. Este Gigante era traiçoeiro e pregava partidas manhosas e todos o tratavam por "Gigante Astuto".
Infelizmente, ninguém gostava do seu feitio terrível. Mas não o queriam odiar, antes pelo contrário! Todos os habitantes do reino se uniram para, em conjunto, encontrarem solução para combater o terrível feitio do "Gigante Astuto". Nada melhor que o castelo do rei para essa reunião.
Nesse castelo vivia num lago de águas limpas e cristalinas o Chico Esperto, um peixe que era mesmo... esperto!
Na reunião quiseram ouvir a opinião do peixe e contaram o que pretendiam: mudar-lhe o feitio e torná-lo mais calmo, simpático e amável.
O Chico Esperto não precisou ouvir muito, pois das suas águas limpas e cristalinas via e ouvia as atitudes do gigante.
Todos falavam, comentavam, esbracejavam, gritavam... para o bem dele!
Chico Esperto teve de interferir de imediato e colocar um ponto final naquela discussão que não estava a levar a lado nenhum. De repente, ele, o Chico Esperto colocou uma questão bastante pertinente - "se algum dos presentes já tinha conversado com o Gigante Astuto no intuito de saber o porquê das suas atitudes!"- Ao ouvirem a questão colocada pelo Chico Esperto , abanaram negativamente a cabeça, já que ninguém tinha pensado e feito isso antes.
Foi então que resolveram chamá-lo e conversar com ele. Chico ofereceu-se para ser o interlocutor e todos aceitaram. Ao vê-lo aproximar-se ficou espantado com o seu ar de medo, de receio e cheio de tremeliques... tremia tanto como varas verdes e Chico Esperto pediu-lhe que se acalmasse. Num instante percebeu que ele era muito boa pessoa, por isso, quis rapidamente saber o porquê das suas ações e ele, calmamente, explicou. Explicou que sabia que era um ser diferente dos outros e que não gostava de ser diferente e por isso, não queria que gostassem dele.
Depois de muito conversarem, o peixe fez-lhe ver que o importante era seguir uma "caixa" que tinha dentro dele. Nessa "caixa" estava o seu coração!
Não importa ser diferente. Importa apenas o que essa "caixa" tem dentro dela: a simpatia, a amabilidade, o respeito, a amizade!...
Assim, o Gigante fez a vontade ao seu coração!
Todos ficaram felizes, porque conseguiram o que pretendiam. De astuto, passou a gigante Amável!

História elaborada pela turma do 2º B com apoio da professora

Sem comentários:

Enviar um comentário