quarta-feira, 15 de junho de 2011

O lápis preguiçoso

Há uns anos atrás, quando eu era mais pequena, a minha avó costumava contar-me uma história que se passava com um amiguinho dela, quando andava na escola primária. Era o Joãozinho.
Tratava-se de um menino inteligente, mas muito preguiçoso e não gostava nada, mesmo nada, de fazer os trabalhos de casa.
Quando chegava à escola, a professora perguntava-lhe:
- Então Joãozinho, porque não fizeste os trabalhos de casa?
- Eu tentei, professora, mas o meu lápis não queria trabalhar! Acho que é um lápis um bocadinho preguiçoso!!!
A professora achava graça à resposta e lá ia desculpando o Joãozinho.
E todos os dias a história se repetia... Até que a professora começou a pensar que tinha de lhe dar a volta!
Assim, um dia, depois do Joãozinho se justificar porque não tinha feito os trabalhos de casa, com a mesma desculpa de sempre, a professora disse:
- Joãozinho, hoje tenho uma surpresa para ti. É algo que vai resolver os problemas que tens com os T.P.C.!
O Joãozinho ficou muito curioso e ansioso para saber o que era. A professora continuou...
- Toma, Joãozinho! É um lápis mágico! Assim que começares a fazer os trabalhos de casa, ele ajuda-te de tal forma que logo depois os trabalhos aparecem feitos, como que por magia.
O Joãozinho lá aceitou o lápis a medo, porque agora não sabia que desculpa é que havia de dar para não ter que fazer os trabalhos.
No dia seguinte, a professora perguntou:
- Então, Joãozinho, hoje fizeste os T.P.C.?
- Fiz professora! - disse o menino.
- Boa!!! Agora tenho outra surpresa para ti! Sabes, o lápis não é mágico, os teus trabalhos estão feitos porque tu conseguiste fazê-los! Esforçaste-te e conseguiste! Parabéns!
E o Joãozinho respondeu:
- Acho que está enganada, professora! O lápis é mesmo mágico. Aliás, é tão mágico, tão mágico que fez os trabalhos tão depressa que nem eu percebo o que está escrito!
A professora agarra no caderno e só vê gatafunhos. Pôs as mãos na cabeça e pensou:"Ai meu Deus, esta criança não tem emenda! E agora, o que faço?"
E foi assim que o Joãozinho deu a volta à professora em vez de fazer os T.P.C., fez uns rascunhos à pressa, só para a enganar!
Mas, esta situação não durou muito mais tempo, pois, inteligente como era, o Joãozinho logo percebeu que era melhor ter alguma responsabilidade se quisesse ser um homenzinho.
História elaborada pela Laura Tavares com apoio da sua mãe (2ºB)

1 comentário:

  1. Laura o teu texto esta fantástico,engraço e super fixe...........
    Continua assim.
    Do anónimo. Ou. Da anonima

    ResponderEliminar