«Mas afinal, para que serve ser escritor?»
Este foi o pensamento de João, a personagem principal da história "O Menino Escritor", história esta que temos vindo a ler durante o mês de outubro com a nossa professora.
Quando nos deparámos com este dilema do João, quisemos logo ajudá-lo. Assim, com o apoio dos nossos pais surgiram textos muito interessantes e criativos sobre a importância e o papel dos escritores na nossa vida. Aqui ficam dois desses textos que foram apresentados a toda a turma. Esperamos, com estas mensagens, ajudar todos os Joões do mundo...
O escritor é uma pessoa que transporta os seus leitores para o mundo que ele cria. Possibilita entrar noutras realidades ou fantasias onde tudo é possível. Através da escrita podemos desenvolver o nosso intelecto, aumentar a nossa cultura e o nosso vocabulário. O escritor também serve para nos contar o que se passou em tempos idos ou matérias que desconhecemos.
Por tudo isto, e porque nem todos temos a capacidade de ser escritores, podemos dizer que ser escritor é ter a capacidade de transmitir conhecimentos aos outros.
Texto realizado pela Margarida (3.º A) com o apoio da sua mãe
Um escritor
é aquele que tem boas memórias
e tem de ser trabalhador
para escrever boas histórias.
Um escritor tem de saber observar
para depois descrever no seu caderno
o que começou a criar
no seu pensamento interno.
Um escritor escreve notícias
sobre a realidade ou sobre ficção.
Escreve textos ou poesias
mas precisa de muita imaginação.
Um escritor serve para informar,
serve para entreter
e também para encantar
quem os seus livros for ler.
Poesia elaborada pela Sara (3.º A) com o apoio da sua mãe